4 erros contábeis mais comuns nas empresas e como evitá-los

Home / Notícias / 4 erros contábeis mais comuns nas empresas e como evitá-los
4 erros contábeis mais comuns nas empresas e como evitá-los
4 erros contábeis mais comuns nas empresas e como evitá-los

Que a gestão contábil é essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa, todo mundo já sabe. Mas para além disso, não é exagero dizer que os erros nos processos contábeis podem não só prejudicar o desempenho das organizações, como também levá-las a fechar as portas. Por isso, separamos os quatro erros contábeis mais comuns nas empresas e como evitá-los. Acompanhe:

1. Não separar os gastos pessoais das finanças da empresa

Esse é um dos problemas mais comuns, principalmente nas organizações de pequeno e médio porte. Nesses casos, por não haver a separação das finanças, o empreendedor pode facilmente usar verba da empresa para pagar despesas pessoais, perdendo o controle das finanças do negócio.

Para evitar que isso aconteça, é necessário definir o pró-labore e ter disciplina para respeitá-lo, além, é claro, de ser necessária muita organização para que não haja confusões entre despesas de pessoa física e jurídica.

2. Não documentar entradas e saídas

A falta de controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa pode ser extremamente prejudicial para o andamento do negócio, o atingimento de metas e a tomada de decisões.

Sem essas informações devidamente organizadas e documentadas no banco de dados, a empresa pode facilmente ter contas não pagas e consequentemente ter que arcar com multas, ainda perdendo credibilidade no mercado. Outro risco atrelado a esse erro é estar com resultados financeiros negativos e demorar para descobrir.

Por isso, a saída é sempre se aliar à organização das informações e, se possível, a ferramentas automatizadas que ajudarão na atualização dos dados contábeis.

3. Definir errado o regime tributário

O regime tributário é o conjunto de leis que vai determinar como uma empresa pagará os impostos, de acordo com o faturamento anual e as projeções do negócio. No Brasil, os regimes existentes são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real (confira o nosso post no Instagram). Contudo, ao definir errado o regime tributário, muitos empreendedores acabam tendo mais despesas do que deveriam.

A definição do regime tributário é complexa e deve levar em consideração os resultados e as projeções financeiras da empresa para o próximo ano. Por isso, a melhor solução é sempre contar com a ajuda de um contador.

4. Errar nas entregas ao Fisco

Estar em dia com as obrigações fiscais é muito importante. Isso porque descumprir prazos nas entregas ou mesmo cometer erros no envio de informações ao Fisco pode acarretar em pagamentos indevidos, como também configurar sonegação de impostos, acarretando em multas à empresa.

Por isso, a dica é criar um calendário de impostos e organizar detalhadamente todas as informações que deverão ser repassadas para estar sempre em dia com as obrigações fiscais.

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática no dia a dia de trabalho e não cometa mais erros contábeis na sua empresa. Mas lembre-se: em caso de dúvidas, procure sempre o seu contador de confiança.

LEIA TAMBÉM:

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424