Entenda os riscos da falta de planejamento tributário para a sua empresa

Home / Notícias / Entenda os riscos da falta de planejamento tributário para a sua empresa
Entenda os riscos da falta de planejamento tributário para a sua empresa
Entenda os riscos da falta de planejamento tributário para a sua empresa

O planejamento tributário é essencial para a boa performance de qualquer empresa. Isso porque ele auxilia os empreendedores no pagamento correto dos impostos e no desenvolvimento de estratégias legais que ajudem a otimizar a carga de tributos.

Mas ele não funciona como um “bônus”, que apenas oferece vantagens às organizações quando é realizado. O planejamento tributário, quando não é feito, pode impactar negativamente – e muito! – a saúde financeira das empresas. Por isso, separamos os três principais riscos da falta dele para o seu negócio. Confira:

Falha na gestão e prejuízo financeiro

Sem um planejamento tributário bem definido, é comum haver erros na gestão financeira da sua empresa. Se não há visão clara sobre as possibilidades de pagamentos dos tributos e sobre as oportunidades tributárias, as chances de falhas são muito grandes.

E é claro que se não há uma boa gestão financeira, os riscos de a empresa cair no prejuízo são ainda maiores, levando em consideração a complexidade da legislação fiscal no Brasil. Isso porque mesmo estando ciente da elevada quantidade de impostos a serem recolhidos, muitas organizações ainda realizam, inconscientemente, mais pagamentos do que deveriam.

Falta de planejamento estratégico

A falta de planejamento tributário pode prejudicar a empresa no momento da escolha do regime tributário que mais se encaixa àquele negócio. Esse é um grande perigo para a organização porque a definição do regime tributário faz parte do conjunto de estratégias que ajudarão a empresa a melhorar sua performance e atingir seus objetivos.

Autuação pelo fisco

Como dito anteriormente, sem um planejamento tributário, é comum haver erros na gestão tributária da empresa. Isso pode acarretar em pagamentos indevidos, mas também pode configurar sonegação de impostos. Nesse caso, a organização poderá ser penalizada.

Analisando tudo isso, é evidente a importância do planejamento tributário para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, trouxemos um passo a passo para ajudar você a fazer o da sua empresa para 2022:

  1. Com a ajuda dos seus especialistas em contabilidade e do setor administrativo, colete o máximo de dados e informações possíveis que possam impactar diretamente no pagamento de tributos da sua organização;
  2. Busque saber quais são as características, limitações e imposições legais da natureza jurídica em que se enquadra a sua empresa;
  3. Escolha o regime tributário (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido) ideal para o seu negócio;
  4. Tendo analisado a natureza jurídica e definido o regime tributário da sua empresa, entenda como ela pode operar dentro desse cenário de modo a minimizar legalmente seus gastos com impostos;
  5. Por fim, defina os objetivos e metas que farão parte do planejamento tributário. Com isso bem definido, será mais fácil alcançar a linha de chegada com bons resultados.

Aproveite o fim do ano para fazer o planejamento tributário do seu negócio! Lembre-se: essa atitude é extremamente necessária para que a sua empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e para que evite gastos desnecessários.

Em caso de dúvidas sobre como fazer isso, procure o seu contador de confiança e alavanque seus resultados em 2022!

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424