Saiba mais sobre a contabilidade ambiental e sua importância

Home / Notícias / Saiba mais sobre a contabilidade ambiental e sua importância
Saiba mais sobre a contabilidade ambiental e sua importância
Saiba mais sobre a contabilidade ambiental e sua importância

Que a contabilidade auxilia no planejamento e na otimização dos resultados empresariais, a gente já sabe. Mas você já parou para pensar na relação entre as ciências contábeis e a natureza? Embora muita gente não saiba, ela existe e tem como cerne a “ponte” entre empresas e sociedade.

O desejo de promover melhorias relacionadas ao meio ambiente nos segmentos econômico e social se deu a partir de evidências benéficas e principalmente prejudiciais que o desenvolvimento de um produto pode originar. Assim, a contabilidade ambiental visa integrar uma postura que leva em conta não somente a preservação ambiental, mas a responsabilidade de adotar medidas sustentáveis.

Mas o que é a contabilidade ambiental?

A contabilidade ambiental pode ser definida como o estudo do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) das entidades. Desse modo, seu objetivo é fornecer aos usuários dessas instituições, internos e externos, informações sobre os eventos ambientais que causam modificações no patrimônio, realizando registro e o controle desses dados.

Como ela funciona dentro das empresas?

Diante da sua funcionalidade, relatórios são gerados a fim de englobar despesas, custos naturais, perdas, receitas, ativos e passivos que se relacionem ao meio ambiente. Estudos que promovem a diminuição dos custos, por exemplo, podem gerar ferramentas para futuros investimentos dentro da organização.

Já em seu papel estratégico, entende-se que empresas que protegem o meio ambiente são bem vistas pelo consumidor e por investidores. Somando-se a esses benefícios, a utilização dos dados contábeis obtidos auxilia na manutenção e na continuidade das ações ambientais.

A responsabilidade social tornou-se fator indispensável na promoção de iniciativas que visam o bem comum. É um comprometimento voltado para o progresso e inclui acionistas, empregados e usuários das organizações, além da população.  Em suma, a contabilidade ambiental atua como força extra na tentativa de reverter os problemas de degradação e escassez.

Por que é importante?

Os problemas ambientais fazem com que seja necessária a adoção de soluções pelas empresas, melhorando a qualidade ambiental tida como produto de suas atividades, produtos e serviços. Nesse sentido, é de extrema importância que essa área da contabilidade seja o alicerce para a atuação das empresas.

No Brasil, a contabilidade ambiental é entendida como um complemento da contabilidade patrimonial, à medida que afeta o patrimônio das instituições.

Agora que você já sabe os princípios da contabilidade ambiental, sua empresa pode ser a próxima a adotar tais medidas. Usufruir desse conhecimento resultará em visibilidade e produtividade para sua organização! Vamos lá?!

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424