Pix: como o novo sistema do Banco Central impacta os empresários e a contabilidade?

Home / Notícias / Pix: como o novo sistema do Banco Central impacta os empresários e a contabilidade?
Pix: como o novo sistema do Banco Central impacta os empresários e a contabilidade?
Pix: como o novo sistema do Banco Central impacta os empresários e a contabilidade?

Desde o início do mês, empresários, instituições bancárias, pessoas físicas e jurídicas foram impactadas com o anúncio do cadastramento do novo sistema de transações financeiras, criado pelo Banco Central. Trata-se do Pix, um serviço direcionado à transferências e pagamentos digitais de uma forma mais ágil e simplificada.

Segundo o Banco Central, mais de 33 milhões de chaves do Pix foram cadastradas até o dia 15 de outubro. E no próximo mês, dia 16 de novembro, o sistema começa a funcionar. As chaves são informações pessoais para identificar a conta da pessoa física ou jurídica e existem quatro opções: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória de acordo com a necessidade do cliente.

Entre as maiores vantagens do Pix está a redução de despesas com as operações de transferências e pagamentos, principalmente as transferências feitas por meio de DOCs ou TEDs, que podem custar até mais de R$ 20,00. Além disso, o objetivo do Banco Central com esse novo sistema é permitir que essas movimentações sejam realizadas mais rápidas, sendo que a proposta é não ultrapassar o tempo de 10 segundos para a confirmação da operação. A disponibilidade também é outro benefício desse sistema que estará disponível 24 horas, ou seja, durante qualquer hora do dia será possível fazer o pagamento.

Como o Pix mudará as atividades das empresas de contabilidade?

Conforme explicamos acima, o novo sistema do Banco Central foi criado para facilitar a rotina de empresas e empreendedores, além de reduzir custos. Seguindo a linha da transformação digital nos escritórios de contabilidade, o lançamento do Pix faz com que os profissionais da área continuem se inovando e oferecendo ainda mais eficiência aos seus clientes.

Por conta dessa nova modalidade, pode diminuir o uso de pagamentos em espécie, boletos, guias de arrecadação e transferências. Sendo assim, é fundamental que os contadores e empresas contábeis adaptem seus sistemas para interagir com o Pix, visando mais agilidade nas operações do dia a dia e redução de custos.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) afirma que com o Pix as empresas de contabilidade vão poder criar as suas próprias fintechs (startups ou empresas que trabalham para inovar os serviços do sistema financeiro) e atuar nas transações de seus clientes, sem que eles precisem lidar com as burocracias bancárias.

O Pix e as vantagens ao Microempreendedor Individual

Empresários, mais especificamente os MEIs, vão ter diversas vantagens com esse novo sistema do Banco Central. Por exemplo, como será possível comprar e vender produtos e serviços de forma gratuita e instantânea, haverá uma competitividade com as taxas cobradas pelas máquinas de cartão.

Outro benefício é que o MEI poderá emitir boletos com mais agilidade, sem esperar dias para serem compensados. No geral, essas vantagens vão trazer mais lucratividade para o negócio, além de maior controle financeiro por meio de um fluxo de caixa mais rápido, economia nas transações e pagamento à distância.

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424