O Open Finance permite, de forma segura, o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do próprio banco.
A implementação do Open Finance na contabilidade está transformando a forma como as informações bancárias são acompanhadas e consolidadas, segundo Rafael Nascimento, membro da Comissão Permanente de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Antes dessa implementação, diversos contadores enfrentavam dificuldades para obter informações bancárias precisas das empresas. Esse processo, muitas vezes manual e demorado, causava atrasos na contabilidade, impactando a eficiência e a precisão das análises financeiras.
“Diversas plataformas já desenvolveram soluções que integram as informações de pagamentos e recebimentos com os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) das empresas. Essa integração automatiza os controles financeiros de contas a pagar e a receber, proporcionando uma visão consolidada e atualizada das finanças empresariais”, explicou Rafael.
A automatização dos processos financeiros, possibilitada pelo Open Finance, traz inúmeros benefícios para a contabilidade, como a eliminação da necessidade de inserção manual de dados, reduzindo erros e aumentando a eficiência. Além disso, a integração com os ERPs permite que os contadores tenham acesso em tempo real às transações financeiras, facilitando o acompanhamento e a gestão dos fluxos de caixa.
Ficou curioso para saber mais sobre a implementação do Open Finance na prática do dia a dia de escritórios contábeis? Consulte nossos associados: assescrip.com.br/associados