Conheça as 6 principais fraudes empresariais

Home / Notícias / Conheça as 6 principais fraudes empresariais
Conheça as 6 principais fraudes empresariais
Conheça as 6 principais fraudes empresariais

Anualmente, inúmeras empresas sofrem com fraudes financeiras no país. São diferentes tipos de crimes que prejudicam significativamente milhares de negócios e podem ser cometidos por pessoas internas, prestadores externos e até mesmo indivíduos jamais vistos pelos gestores.

Separamos 6 exemplos de fraudes mais comuns para que você fique por dentro das principais informações e mantenha-se atento em sua empresa. Acompanhe abaixo:

Peculato

Um dos crimes mais comuns em nosso país é também um abuso de confiança, já que o desvio é realizado por pessoas internas. O peculato é um crime contra a administração pública, onde o funcionário público apropria-se ou desvia dinheiro ou qualquer outro bem móvel para benefício próprio. A penalidade para quem comete esse tipo de crime é de 2 a 12 anos de prisão acompanhado de multa.

Fraude com gastos pessoais

Como o próprio nome já indica, essa fraude ocorre quando um colaborador utiliza de determinados instrumentos da empresa para benefício próprio, como quando recorre ao cartão corporativo para gastos pessoais ou até mesmo quando usa o carro da empresa para realização de um compromisso que não tem relação com o trabalho.

Desvio financeiro

Esse ato pode ser muito comum em empresas que não contam com um departamento financeiro bem estruturado. É quando determinado responsável pelas finanças transfere receitas que são da empresa diretamente para suas contas pessoais. A falta de um profissional de contabilidade especializado para controlar e o organizar os processos financeiros facilita esse tipo de ação.

Cibercrime

Crimes on-line infelizmente são cada vez mais comuns no meio empresarial. Os criminosos conseguem, por meio de mecanismos cada vez mais robustos, roubar dados sigilosos, realizar transferências financeiras, apagar informações e até mesmo retirar a “empresa do ar”. Eles utilizam diversas formas, como a ransomware, que é quando o sistema da empresa é mantido como “refém”; a backdoor, que em português seria “porta dos fundos” e é uma maneira de contornar a segurança do sistema da instituição e ter acesso ao controle geral de dados e informações; o spoofing, que consiste na falsificação dos endereços de IP, NS e e-mails, dentre outras que permitem que os criminosos possam se passar pela empresa para roubar dinheiro, informações e dados sigilosos.

Lavagem de dinheiro

É o termo utilizado para descrever a introdução de dinheiro ilícito, mais conhecido como dinheiro sujo, no sistema financeiro de uma pessoa ou empresa, fazendo com que ele pareça ter origem legal. Faturar serviços que nunca foram prestados ou até mesmo faturar além do previsto são exemplos de lavagem de dinheiro. Para cometer esse crime, é muito comum que os criminosos abram novas contas em nomes de “laranjas”, que são pessoas que emprestam seu nome para a realização do processo, ocultando o verdadeiro beneficiário

Evasão fiscal

Popularmente conhecida como sonegação fiscal, esse ato consiste em omitir os ganhos às autoridades fiscais, visando pagar menos impostos. Essa evasão pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Segundo o levantamento realizado pelo IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o país deixou de arrecadar cerca de R$ 417 bilhões por ano com impostos, devido a sonegação por parte de empresas. O faturamento não declarado chega ao valor de R$ 2,33 trilhões por ano. O Instituto também descobriu que 47% das que sonegam são empresas de pequeno porte, 31% são empresas de médio porte e somente 16% correspondem a grandes empresas.

Provavelmente, você já conhecia a maioria dos exemplos citados acima, mas será que a sua empresa está preparada para evitar qualquer tipo de fraude ou roubo? Para implementar processos seguros e legais no seu negócio, tirar todas as suas dúvidas e estar amparado financeiramente nas esferas jurídica, fiscal e técnica, conte com os associados da Assescrip. Clique aqui e saiba mais.

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424