Como ser eficiente na sua gestão contábil para se destacar no mercado

Home / Notícias / Como ser eficiente na sua gestão contábil para se destacar no mercado
Como ser eficiente na sua gestão contábil para se destacar no mercado
Como ser eficiente na sua gestão contábil para se destacar no mercado

Atualmente, fala-se muito em empreendedorismo contábil e sobre o protagonismo de um escritório contábil para a sobrevivência das pequenas e médias empresas. Diante disso, o contador é o profissional de gestão mais próximo do empresário, quando não é o único.

Com toda essa importância, vem crescendo o número de escritórios contábeis e isso trouxe uma maior competitividade no setor. Com o mercado acirrado, é essencial ter uma gestão eficiente dentro do escritório de contabilidade e constantemente investir no aprimoramento de processos, treinar a equipe, adotar tecnologias que ajudem na integração das áreas etc. Confira alguns pontos importantes para tornar eficiente a sua gestão contábil e conseguir se destacar no mercado.

1-Defina processos claros

É preciso delegar atividades e papéis de forma bem clara dentro da empresa contábil. Muitas vezes, centralizar várias tarefas em uma única pessoa (ou até mesmo em você) não é o ideal, pois a sobrecarga pode fazer com que o rendimento também caia. Por isso, é preciso saber as limitações e competências de cada funcionário para pode extrair de cada um o melhor desempenho.

Além da organização e distribuição das atividades, uma boa gestão consegue deixar bem claro e objetivo as tarefas a serem feitas, assim é possível organizar o fluxo de processos do dia a dia, garantindo o cumprimento de prazos de acordo com as prioridades.

2- Valorize a comunicação em equipe

As informações sobre o negócio e as decisões que envolvem a empresa devem ser claras para todos os colaboradores, desde os líderes até os novos funcionários. Além da informação, os colaboradores devem ter suas considerações e opiniões levadas em conta. Essa prática possibilita criar um canal de comunicação transparente com a equipe e abrir espaço para que os funcionários possam expor suas ideias, possibilitando conexão e diálogo entre as pessoas.

3- Mantenha-se informado sobre o mercado

Os gestores e líderes são espelhos não somente para os funcionários, mas também para seus clientes. Por isso estar sempre informado sobre atualizações, regras, novas plataformas e datas contábeis e participar de cursos, palestras, eventos etc são ótimas oportunidades para mostrar para seus públicos que você e sua equipe são ativos em ir atrás de novos conhecimentos. A Assescrip busca incentivar que os escritórios e contadores fiquem atentos às mudanças do segmento, promovendo palestras e cursos para que possam mostrar competência e resultados ao seu cliente e, dessa forma, apresentem um diferencial dentre seus concorrentes.

4- Crie metas e indicadores

“Só é possível gerenciar o que é mensurado. Só é mensurado o que é planejado”. Essa máxima resume a importância em se definir indicadores para melhorar resultados e expandir o negócio. Metas e indicadores são os grandes aliados dos empresários contábeis, pois identificam o momento atual da empresa e o cenário desejado. Utilize tecnologia para apoiar na gestão e mensuração desses dados e, principalmente, compartilhe com a equipe os planos da empresa, isso ajudará na motivação de cada colaborador.

5- Invista em tecnologia

Para que uma empresa se mantenha ativa no mercado e se destaque da concorrência, investir em tecnologia é fundamental. Além de trazer alguns benefícios como produtividade, custo-benefício, flexibilidade e segurança, a otimização de tempo é a principal vantagem da tecnologia na contabilidade, já que com mais tempo para realizar as tarefas é possível agregar mais valor ao serviço ofertado aos clientes e, consequentemente, aumentar a receita. Clique aqui e leia mais sobre as vantagens do uso a tecnologia.

6- Seja ético com seus concorrentes

Adotar uma conduta ética na profissão é um dos principais atributos de um grande profissional, seja com colaboradores e clientes, seja os concorrentes. Já presente no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), a veiculação de anúncios que diminuem os colegas, o uso de agenciadores com participação nos honorários e assinatura de documentos elaborados por terceiro sem a sua a orientação, supervisão e fiscalização são proibidos. A Assescrip luta para que aja um ambiente pacífico entre os escritórios contábeis, provendo a lealdades e a busca pelos interessem em comum.

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424