Atualmente, fala-se muito em empreendedorismo contábil e sobre o protagonismo de um escritório contábil para a sobrevivência das pequenas e médias empresas. Diante disso, o contador é o profissional de gestão mais próximo do empresário, quando não é o único.
Com toda essa importância, vem crescendo o número de escritórios contábeis e isso trouxe uma maior competitividade no setor. Com o mercado acirrado, é essencial ter uma gestão eficiente dentro do escritório de contabilidade e constantemente investir no aprimoramento de processos, treinar a equipe, adotar tecnologias que ajudem na integração das áreas etc. Confira alguns pontos importantes para tornar eficiente a sua gestão contábil e conseguir se destacar no mercado.
1-Defina processos claros
É preciso delegar atividades e papéis de forma bem clara dentro da empresa contábil. Muitas vezes, centralizar várias tarefas em uma única pessoa (ou até mesmo em você) não é o ideal, pois a sobrecarga pode fazer com que o rendimento também caia. Por isso, é preciso saber as limitações e competências de cada funcionário para pode extrair de cada um o melhor desempenho.
Além da organização e distribuição das atividades, uma boa gestão consegue deixar bem claro e objetivo as tarefas a serem feitas, assim é possível organizar o fluxo de processos do dia a dia, garantindo o cumprimento de prazos de acordo com as prioridades.
2- Valorize a comunicação em equipe
As informações sobre o negócio e as decisões que envolvem a empresa devem ser claras para todos os colaboradores, desde os líderes até os novos funcionários. Além da informação, os colaboradores devem ter suas considerações e opiniões levadas em conta. Essa prática possibilita criar um canal de comunicação transparente com a equipe e abrir espaço para que os funcionários possam expor suas ideias, possibilitando conexão e diálogo entre as pessoas.
3- Mantenha-se informado sobre o mercado
Os gestores e líderes são espelhos não somente para os funcionários, mas também para seus clientes. Por isso estar sempre informado sobre atualizações, regras, novas plataformas e datas contábeis e participar de cursos, palestras, eventos etc são ótimas oportunidades para mostrar para seus públicos que você e sua equipe são ativos em ir atrás de novos conhecimentos. A Assescrip busca incentivar que os escritórios e contadores fiquem atentos às mudanças do segmento, promovendo palestras e cursos para que possam mostrar competência e resultados ao seu cliente e, dessa forma, apresentem um diferencial dentre seus concorrentes.
4- Crie metas e indicadores
“Só é possível gerenciar o que é mensurado. Só é mensurado o que é planejado”. Essa máxima resume a importância em se definir indicadores para melhorar resultados e expandir o negócio. Metas e indicadores são os grandes aliados dos empresários contábeis, pois identificam o momento atual da empresa e o cenário desejado. Utilize tecnologia para apoiar na gestão e mensuração desses dados e, principalmente, compartilhe com a equipe os planos da empresa, isso ajudará na motivação de cada colaborador.
5- Invista em tecnologia
Para que uma empresa se mantenha ativa no mercado e se destaque da concorrência, investir em tecnologia é fundamental. Além de trazer alguns benefícios como produtividade, custo-benefício, flexibilidade e segurança, a otimização de tempo é a principal vantagem da tecnologia na contabilidade, já que com mais tempo para realizar as tarefas é possível agregar mais valor ao serviço ofertado aos clientes e, consequentemente, aumentar a receita. Clique aqui e leia mais sobre as vantagens do uso a tecnologia.
6- Seja ético com seus concorrentes
Adotar uma conduta ética na profissão é um dos principais atributos de um grande profissional, seja com colaboradores e clientes, seja os concorrentes. Já presente no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), a veiculação de anúncios que diminuem os colegas, o uso de agenciadores com participação nos honorários e assinatura de documentos elaborados por terceiro sem a sua a orientação, supervisão e fiscalização são proibidos. A Assescrip luta para que aja um ambiente pacífico entre os escritórios contábeis, provendo a lealdades e a busca pelos interessem em comum.