Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo na área contábil, mas se engana quem pensa que para ganhar destaque é necessário ter mais clientes do que os concorrentes. Antes de conquistar novos consumidores dos seus serviços, o contador precisa fidelizar os clientes que já tem.
Um cliente satisfeito com o serviço contratado, além de voltar sempre que for necessário, vai repassar para outras pessoas a indicação do contador de confiança. É o chamado “marketing boca a boca”, uma das principais maneiras de qualquer empresa tornar-se referência na região de atuação – e não seria diferente na área contábil. Pensando nisso, separamos algumas dicas de fidelização de clientes no segmento
1- Conheça o perfil do seu cliente
O primeiro passo é conhecer os gostos, hábitos, manias, preferências e, principalmente, as necessidades dele. Mas como fazer isso? Coletando dados. Nesse sentido, a tecnologia ajuda muito, uma vez que é possível investir em plataformas para traçar o perfil dos clientes por meio da coleta dessas informações.
Mas, apesar disso, muitas vezes a melhor maneira de conseguir esses dados é simplesmente perguntando. O diálogo é extremamente importante e pode impactar na forma de atendimento, gerando conexão com a pessoa que está do outro lado.
2- Ofereça a melhor experiência
Com tantas opções no mercado, é preciso proporcionar uma experiência única para o cliente durante a prestação do serviço, para que ele volte a procurar pelo seu escritório sempre que precisar.
É fundamental ter algum diferencial que vai além do serviço contratado, como oferecer um café. O escritório deve ter algo marcante, que faça com que o cliente jamais esqueça do ambiente
3- Seja criativo
Para se destacar perante a concorrência, o contador precisa usar a criatividade. Profissionais competentes não faltam no mercado, por isso é importante que o cliente encontre no seu escritório uma característica única para passar a confiar apenas no seu trabalho.
Ao seguir essas três dicas, você, profissional contábil, tem mais chances de conseguir a fidelização e, consequentemente, de conquistar novos clientes, tornando-se referência na área.