5 dicas para micro e pequenas empresas!

Home / Notícias / 5 dicas para micro e pequenas empresas!
5 dicas para micro e pequenas empresas!
5 dicas para micro e pequenas empresas!

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos empreendedores. Esse é um projeto que demanda o cumprimento de diversas obrigações contábeis e fiscais para garantir que a operação comercial esteja em conformidade com as exigências legais. Por isso, é essencial que o empreendedor tenha em mente boas dicas de contabilidade para implementar na sua empresa!

  1. Escolha o seu tipo de empresa

Você deve escolher corretamente o seu tipo de empresa, ou seja, aquele que melhor se adeque ao seu perfil de investidor e às características do seu negócio. Os três tipos mais comuns são Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada (Ltda.), mas existem várias outras opções.

Ao montar seu plano, você vai definir, por exemplo, se terá sócios ou não, a atividade principal do negócio, seu objetivo social, o que poderá oferecer e as possibilidades de regime tributário.

  1.  Faça um planejamento financeiro

É essencial que se faça um bom planejamento financeiro durante seu plano de negócios, visto que, esta é uma etapa fundamental para estruturar a estratégia de finanças que será usada ao longo do tempo. Esta é uma dica que também pode ser aplicada durante o período de preparação, antes mesmo da abertura da empresa.

  1. Analise o regime tributário

O regime tributário irá definir com quais impostos a empresa deverá contribuir. O ideal é que o empresário avalie periodicamente a situação da empresa para verificar se é interessante trocar de regime. Vale lembrar que a troca pode ser feita anualmente, de preferência no mês de novembro, para que o novo enquadramento se inicie já no próximo ano. Além disso, é recomendado contar com o auxílio de um contador para tomar essa decisão!

  1. Fique atento a todas as obrigações

Para que uma empresa esteja totalmente regularizada, é necessário cumprir uma série de obrigações, entre elas as declarações mensais ou anuais. Essas obrigações devem ser enviadas ao governo e têm como objetivo principal promover a autodeclaração da empresa sobre a receita efetivada, os impostos apurados, além da parte trabalhista, que deve conter informações sobre os empregados na folha de pagamento e encargos gerados sobre os salários.

  1. Contrate um bom serviço de contabilidade

Todos esses fatores irão impactar diretamente na regularidade da empresa e na sua saúde financeira, contribuindo diretamente para o seu sucesso. Por isso, é extremamente importante contratar um serviço contábil de qualidade para auxiliar na organização da empresa como um todo. 

Gostou dessas dicas? Confira nossa lista de associados e encontre o escritório perfeito para lhe auxiliar no planejamento da sua empresa! assescrip.com.br/associados

assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424