Contabilidade 4.0: competências fundamentais para o contador

Home / Notícias / Contabilidade 4.0: competências fundamentais para o contador
Contabilidade 4.0: competências fundamentais para o contador
Contabilidade 4.0: competências fundamentais para o contador

No segmento da contabilidade, um novo termo vem sendo usado para tratar sobre as novas tecnologias que vêm automatizando funções e transformando a maneira como os profissionais e as empresas trabalham: a Contabilidade 4.0.

Com essa automatização cada vez mais inserida nas tarefas do dia a dia, como no recebimento de documentos fiscais, na apuração de impostos e na realização da escrituração, o contador passa a ter um papel mais analítico e estratégico dentro do negócio.

Mas antes de saber quais habilidades são necessárias que os contadores desenvolvam para atuar nesse novo cenário do mercado, é preciso entender quais as novas tendências do setor com o crescimento dos serviços automatizados. Confira nos tópicos abaixo:

Tendências da Contabilidade 4.0:

  • Trabalho remoto: Presente em diversos segmentos, o trabalho remoto ou home office é uma forma de atuação que vem ganhando espaço entre empregados e empregadores. Com as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, serviços que antes só poderiam ser realizados em um escritório hoje já podem ser feitos em casa.
  • Certificados digitais: Já utilizados por muitos contadores, os certificados digitais são a melhor opção para ter agilidade nos processos dos escritórios, além de garantirem segurança com as documentações.
  • Armazenamento em nuvem: Quando armazenados em nuvem, os dados e documentos ficam mais seguros e fáceis de serem acessados por meio de diferentes dispositivos.

Agora, conhecendo as tendências do setor, é preciso que os profissionais se adaptem a essa nova realidade, desenvolvendo e aperfeiçoando habilidades para atender às novas exigências.

Confira no próximo tópico as competências essenciais que você precisa ter para se destacar no mercado da contabilidade e agregar valor aos seus serviços.

Competências do contador 4.0:

  • Ter uma comunicação ágil: Saber ouvir e entender as necessidades do cliente nunca foi tão importante. Ter uma comunicação mais ágil e acolhedora para explicar quesitos técnicos e tecnológicos é indispensável quando a maioria dos processos é realizada por sistemas e softwares.
  • Manter-se atualizado: Apesar de ser um quesito que deve sempre ser colocado em prática, com a chegada de novos meios de atuação, manter-se atualizado com as ferramentas do mercado é essencial. Saber quais as melhores soluções para cada situação e qual tipo de tecnologia que realmente vale a pena pode alavancar seu escritório.
  • Basear-se nos dados: Analisar e compreender os dados obtidos dos clientes será indispensável para o futuro dos contadores. Com novas tecnologias que captam e otimizam diferentes dados, mostrar aos clientes o desemprenho real da empresa e analisar ponto a ponto se torna mais fácil.
  • Ter visão estratégica: Mesmo que o contador tenha as melhores ferramentas, se ele não montar um bom plano estratégico que ajude o cliente, os resultados não serão como os esperados. É preciso oferecer soluções estratégicas que se alinhem às novas tecnologias, mostrando que se está caminhando junto ao mercado.
assescrip@assescrip.com.br
Rua Itália, 475, Vila Sinibaldi
CEP 15084-050 – São José do Rio Preto (SP)
(17) 3227-8424