O planejamento tributário é essencial para a boa performance de qualquer empresa. Isso porque ele auxilia os empreendedores no pagamento correto dos impostos e no desenvolvimento de estratégias legais que ajudem a otimizar a carga de tributos.
Mas ele não funciona como um “bônus”, que apenas oferece vantagens às organizações quando é realizado. O planejamento tributário, quando não é feito, pode impactar negativamente – e muito! – a saúde financeira das empresas. Por isso, separamos os três principais riscos da falta dele para o seu negócio. Confira:
Sem um planejamento tributário bem definido, é comum haver erros na gestão financeira da sua empresa. Se não há visão clara sobre as possibilidades de pagamentos dos tributos e sobre as oportunidades tributárias, as chances de falhas são muito grandes.
E é claro que se não há uma boa gestão financeira, os riscos de a empresa cair no prejuízo são ainda maiores, levando em consideração a complexidade da legislação fiscal no Brasil. Isso porque mesmo estando ciente da elevada quantidade de impostos a serem recolhidos, muitas organizações ainda realizam, inconscientemente, mais pagamentos do que deveriam.
A falta de planejamento tributário pode prejudicar a empresa no momento da escolha do regime tributário que mais se encaixa àquele negócio. Esse é um grande perigo para a organização porque a definição do regime tributário faz parte do conjunto de estratégias que ajudarão a empresa a melhorar sua performance e atingir seus objetivos.
Como dito anteriormente, sem um planejamento tributário, é comum haver erros na gestão tributária da empresa. Isso pode acarretar em pagamentos indevidos, mas também pode configurar sonegação de impostos. Nesse caso, a organização poderá ser penalizada.
Analisando tudo isso, é evidente a importância do planejamento tributário para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, trouxemos um passo a passo para ajudar você a fazer o da sua empresa para 2022:
Aproveite o fim do ano para fazer o planejamento tributário do seu negócio! Lembre-se: essa atitude é extremamente necessária para que a sua empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e para que evite gastos desnecessários.
Em caso de dúvidas sobre como fazer isso, procure o seu contador de confiança e alavanque seus resultados em 2022!