O contador é um profissional de
extrema importância dentro de qualquer empresa. Ele vai cuidar de dados
financeiros e tributários, além de ajudar o gestor a tomar as melhores decisões.
Mas para ser um profissional exemplar, é necessário desenvolver habilidades e
competências na área.
Veja cinco competências profissionais que todo contador deve buscar:
Qualificação
Um bom contador deve acompanhar as mudanças no mercado para não ficar desatualizado. Procurar mais conhecimento por meio de cursos, palestras, congressos e seminários são opções válidas. Quanto mais conhecimento adquirido na área, maior será a facilidade em apresentar soluções e criar inovações no segmento.
Para o presidente da Assescrip e diretor regional do Sescon, Manuel Carlos Mazza Liebana, um bom contador deve sempre se aperfeiçoar. “Ter capacidade de análise e de criar cenários é fundamental, além de conhecer o negócio e a área de atuação da empresa”, comentou.
Ética e moral
O código de ética prevê
como o profissional deve se portar dento do exercício da profissão e é
importante que seja seguido. Antes de tomar alguma atitude, saiba se essa ação
é o certo a se fazer. O diretor da Assescrip, acrescentou: “ter ética e
responsabilidade socioambiental também é ponto de partida para um bom
contador”.
Conhecimento e inovação
Acompanhar a
tecnologia e seu desenvolvimento é uma peça-chave para aperfeiçoar e alcançar o
crescimento do escritor contábil. Com essa atitude, é possível inovar no setor
de contabilidade e, por exemplo, diminuir o tempo de execução de tarefas, aumentando
a rentabilidade da empresa.
Para Manuel Carlos, a tecnologia permite que um contador faça o trabalho de uma equipe em poucos passos. “O conhecimento técnico é indispensável ao contador para a correta leitura das demonstrações de resultado e melhor aconselhamento à administração a partir dessa leitura”, disse.
Habilidades pessoais
Investir em habilidades pessoais ajudam o contador a ser um profissional mais completo. Um bom conjunto de habilidades, como adaptar-se às mudanças, capacidade de oratória e desenvolver um bom trabalho em equipe faz com que esse profissional seja visto como comunicador, auditor, conselheiro, com uma visão empreendedora.
“É importante sempre se aperfeiçoar. Ter capacidade de análise e de criar cenários é fundamental, além de conhecer o negócio e a área de atuação da empresa”, acrescentou o diretor da Assescrip.
Manter-se atualizado
A legislação fiscal e tributária exige permanentemente desenvolvimento e aprendizado profissional. O diretor da Assescrip comentou que esse é um dois maiores desafios para o contador. “Manter-se atualizado em um país que cria, em média, 46 novas regras tributárias por dia útil (fonte IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) é, por si só, o maior dos desafios”.