Gestão de tempo na contabilidade pode ser fator determinante para a empresa que busca profissionalização e crescimento
A Assescrip tem como estratégia de atuação acompanhar as mudanças referentes ao cenário econômico, à globalização e às transformações da sociedade. Por conta disso, vamos além de orientar a respeito de questões fiscais e tributárias. Ou seja, também nos posicionamos como um pilar estratégico para a tomada de decisões e otimização das rotinas dos escritórios.
Com isso em mente, sabemos que é possível otimizar atividades burocráticas e operações manuais para que os profissionais possam se dedicar a questões mais complexas, como a gestão de tempo em uma empresa contábil.
A gestão de tempo em um escritório de contabilidade contou com consideráveis mudanças nos últimos anos, principalmente pela digitalização dos processos. Antes da era digital, o contador se atentava a obrigações fiscais e tributárias. Com o avanço tecnológico, atualmente, as empresas contábeis contam com um aparato digital para dar dinamismo à rotina e não dedicarem tanto tempo com atividades operacionais.
Em empresas de contabilidade, a gestão de tempo é auxiliada pela automatização de tarefas repetitivas e burocráticas. Para um bom resultado na rotina da empresa de contabilidade, portanto, algumas estratégias são essenciais para implantar a gestão de tempo.
Antes de definir a estratégia de gestão do tempo, é preciso identificar quais são os principais problemas relacionados a esse quesito. Para isso, é necessário responder a algumas perguntas, como:
– Quais atividades ficam de fora da rotina produtiva?
– Quais processos poderiam ser feitos mais rapidamente ou automatizados?
– Existem fatores externos que prejudicam a produtividade?
Pense, portanto, em todas as atividades e demandas de sua empresa e como são realizadas todas as tarefas do dia a dia. É necessário encontrar os caminhos para acelerar processos, entender quais ações são indispensáveis para o dia a dia e qual é o retorno que a sua empresa tem por cada tarefa executada. É muito importante, portanto, conversar com os colaboradores do escritório e entender a rotina de cada um.
O diálogo com todos os envolvidos gera feedbacks que podem render insights valiosos para que a rotina da empresa seja otimizada. Como são eles que estão envolvidos em cada um dos processos internos, eles serão as melhores fontes para identificar os gargalos da operação.
A partir dessa conversa com a equipe, é preciso planejar e monitorar a rotina, como forma de criar um plano de ação para implantar a gestão de tempo no escritório contábil. Com isso, é possível melhorar a qualidade do serviço oferecido, fidelizar clientes, economizar tempo, remover tarefas obsoletas e dar mais dinamismo à rotina de trabalho.