A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem sido um assunto bastante discutido por conta das mudanças que deverão ser adotadas por empresas e instituições visando a segurança dos dados de pessoas físicas. Em agosto, o Senado aprovou a vigência da Lei que deve entrar em vigor, ainda nesse mês, após a sanção do presidente. Por esse motivo, é importante que empresas já comecem a adotar alguns processos que estão de acordo com as regras da legislação.
Entre as mudanças que as empresas precisam ficam atentas estão preservar os dados pessoais, utilizar as medidas de segurança corretas, gerenciar e armazenar os dados, documentar as informações coletadas e se atualizar constantemente.
A LGPD no setor contábil traz um desafio ainda mais complexo pelo fato da atividade do escritório de contabilidade estar diretamente ligada ao gerenciamento dos dados de clientes. Porém, essa Lei trouxe mais oportunidades dos escritórios se adequarem às normas de segurança, mantendo-se competitivo no mercado.
Como fica os escritórios de contabilidade em relação à segurança dos dados e por onde começar a mudança nos processos?
Os especialistas afirmam que um dos primeiros passos é provar o consentimento dos clientes para poder reter e gerenciar os dados pessoais, além de reforçar que o escritório possui infraestrutura para manter a segurança das informações.
Outra medida necessária é fazer uma análise de todos os processos organizacionais, identificando como as informações são coletadas, processadas e armazenadas. Além disso, será importante definir a utilidade e o prazo que esses dados vão ficar mantidos no escritório e com quem vão ser compartilhados.
Os treinamentos e a conscientização dos funcionários também são medidas essenciais para que empresas possam se adequar à LGPD. No caso dos escritórios de contabilidade, todos devem estar cientes sobre a seriedade da lei, quais são as mudanças e as punições. Cada profissional dentro do escritório precisa manter os dados seguros nas suas respectivas funções. Uma dica é adotar técnicas de segurança administrativas para que todos os funcionários possam praticar.
Além de todos esses impactos, a transformação digital nos escritórios também vai ao encontro com as normas da LGPD. Investir em soluções digitais, como armazenamento e ferramentas em nuvem, é uma boa alternativa para aumentar ainda mais a segurança dos dados. Dessa forma, a tecnologia se mostra cada vez mais necessária e serve como uma aliada do contador para acelerar processos e garantir que o escritório esteja nas conformidades da legislação.